sábado, 14 de julho de 2007

De provocar arrepios...


Todos os mortais seres numanos têm um odio de estimação por alguma coisa ou por alguém. Há quem odeie animais, plantas, ou a vizinha do lado ou o verao ou o inverno, há quem odeie o futebol ou outra coisa qualquer... eu tenho um odio especial por outra "arte" ainda mais arrepiante.... e falo-vos, gente de bem, da tauromaquia ou tourada com curriqueiramente lhe chamamos.
Numa busca rápida pelo google encontrei a seguinte definição, vejam se não esta perfeita,

"A tauromaquia é a terrível e venal arte de torturar e matar animais em público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e adultos sensíveis. A tourada agrava o estado dos neuróticos atraídos por estes espectáculos. Desnaturaliza a relação entre o homem e o animal, afronta a moral, a educação, a ciência e a cultura."
Declaração da UNESCO, 1980

Agora eu pergunto-me qual a razão que leva uma pessoa a pagar para ver um animal ser torturado por homens a cavalo e agarrado por um bando de forcados; numa luta que (por muito que se negue) é desigual?

Os aficionados consideram a tourada como uma espécie de festa artística. Bem não consigo entender o que pode ter, este estúpido acto de ver um animal sofrer ate à morte, de tão alegre e festivo, e quanto à parte do artística, enfim, não consigo la chegar...

Vamos então à parte da luta "justa entre animal e um homem". Pois a mim parece-me uma luta bem desigual, já que um deles esta obviamente em vantagem ( e não estou a falar do touro), porque, esquecem-se que o homem, por acaso, anda em cima de um cavalo, e é ajudado pelos forcados que são no mínimo nove ou dez! Além disso, o touro esta preso numa arena, não podendo fugir e visto que o cavalo é muito mais rápido não sei como poderia contra-atacar ou defender.

Ainda li algures que, segundo os veterinários ligados ao ramo, são administrados tranquilizantes e laxativos ao touro, sendo provável que lhe esfreguem vaselina ou petróleo nos olhos de modo a que não veja quase nada, e ainda será espancado nos rins. Nas horas antes da tourada será mantido na mais absoluta escuridão, para que na hora de entrar na arena a luz e o barulho ainda contribuam mais para a confusão do animal... se é verdade ou não não sei, mas a confirmarem-se tais factos, parece-me uma luta bastante desigual.

Não obstante, ainda se espetam bandarilhas e farpas do género no dorso do animal, que para além da perfuração inicial, ainda vão rasgando os músculos e abrindo feridas à medida que o animal se movimenta.

O touro é um animal forte e corpulento, não há duvidas nisso, supostamente com algumas centenas de quilos, mas isso não impede que ele sofra e sinta tanta dor como qualquer ser humano sujeito a qualquer tipo de tortura, mesmo que nunca venha a ter a dimensão desta.

O que ainda me deixa mais revoltada é que continua a haver assistência, mais que suficiente, para manter estes espectáculos que mais não são do que uma imitação barata do Gladiador... barata mas real, infelizmente... há algum animal que mate sem ser por necessidade, além do Ser Humano, claro!?

Sem comentários: